O restabelecimento da saúde corporal e psicológica através de tratamentos terapêuticos relaxantes

Vida agitada, rotina desorganizada. A maioria da população não consegue ter hora certa para dormir, comer. A vida profissional sempre está a frente da saúde e da vida social da maioria de nós. As consequências dessa abstinência de momentos de alegria e tranquila resulta em consequências para a saúde do corpo e da mente.

A depressão é uma dessas consequências. A doença é a quarta principal causa de incapacitação em todo o mundo e, de acordo com projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2030 ela será o mal mais prevalente do planeta, à frente de câncer e de algumas doenças infecciosas. Hoje, segundo um estudo epidemiológico publicado na revista especializada BMC Medicine, 121 milhões de pessoas estão deprimidas. Para se ter uma ideia, é um número quase quatro vezes maior do que o de portadores de HIV/Aids (33 milhões).

A Ansiedade é outra consequência. O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) 23, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população. Pesam nesse cenário, dizem especialistas, fatores socioeconômicos, como pobreza e desemprego, e ambientais, como o estilo de vida em grandes cidades.

A dor crônica é a mais comum entre os indivíduos com transtorno de humor, como depressão e bipolaridade, ocorrendo em 50% dos casos de transtornos de humor, seguidos por doenças respiratórias (33%), doença cardiovascular (10%), artrite (9%) e diabetes (7%).

Os distúrbios de ansiedade também são largamente associados com dor crônica (45%) e doenças respiratórias (30%), assim como com artrite e doenças cardiovasculares (11% cada). A hipertensão foi associada a ambos em 23% dos casos.

Atualmente a busca por tratamentos terapêuticos relaxantes tem sido o caminho para recuperar ou prolongar a qualidade de vida. No espaço SPA da Clínica Paula Santana, há tratamentos terapêuticos que foram criados para promover aos pacientes momentos de relaxamento e desintoxicação. São procedimentos que parte dos cuidados com o pés, mãos, face e corpo. Banhos aromáticos, massagens em um ambiente climatizado com iluminação relaxante e pedras quentes. Há casos de pacientes encaminhados por psicólogos e psiquiatras, que com o tratamento terapêutico no SPA reduzem até mesmo o consumo de medicamentos antidepressivos. O serviço antes visto como artigo de luxo passa a ser essencial para a saúde e entra na lista de indicações médica

Data da publicação 01/12/2018